PIJ - CARACTERÍSTIC

Publicado em 07/07/2018

RYE/ PIJ - DESCRIÇÃO E CARACTERÍSTICAS:

O RYE - Rotary Youth Exchange Program, traduzido em português para PIJ - Programa de Intercâmbio de Jovens, tem como objetivo proporcionar a jovens estudantes uma experiência inesquecível de morar em outro país, convivendo com outros povos e vivendo uma outra cultura.

Os candidatos ao PIJ podem ser de ambos os sexos, devem estar cursando o Ensino Médio e precisam ter entre 15 a 17 anos na data de embarque para o exterior, o que se estabeleceu para efeito de qualificação dos candidatos como sendo o dia 31 de julho de cada ano.

Esses jovens necessitam demonstrar um ótimo desempenho acadêmico, o que será aferido pela média escolar mínima 7,00 nas matérias básicas, ter bom caráter e reputação, excelente capacidade de comunicação, habilidades linguísticas e devem ser envolvidos com atividades comunitárias nas suas regiões.

O PIJ apresenta duas modalidades principais: o intercâmbio de Longa Duração (onze meses) e o de Curta Duração, que têm como características principais:

a) Longa Duração

O jovem ficará hospedado em casas de famílias selecionadas pelo Rotary durante 11 meses, sendo previsto pelo programa a troca dessas famílias a cada 4 meses, de acordo com orientação do Rotary que o recebe. O jovem, obrigatoriamente, frequentará a escola, acompanhando o período letivo do país que o receberá.

O Rotary designará para cada jovem intercambista um Host Conselor, obrigatoriamente rotariano, que o acompanhará e o assistirá durante toda sua estada.

O jovem deverá participar de todos os eventos rotários para os quais for convidado pelo seu Host Club e/ou Host District.

É recomendada e estimulada a reciprocidade de hospedagem, ou seja, a família que envia seu filho para participar do intercâmbio no exterior terá o compromisso de receber um jovem estrangeiro em sua casa por igual período (11 meses). Esta hospedagem, preferencialmente, deverá ser durante a viagem do seu filho, podendo entretanto ser em momento diferente, conforme entendimentos entre a Comissão do Programa e os pais.

O jovem interessado no PIJ de Longa Duração deverá ficar atento à divulgação do Edital no site do Distrito 4550, rotary4550.org/intercambio, a ser publicado até o dia 07 de julho de cada ano e deverá fazer a sua Pré-Inscrição no próprio site, onde encontrará os meios e as informações sobre do programa, até o dia 07 de agosto do mesmo ano. Atenção, durante o prazo para a Pré-Inscrição o candidato deverá identificar um Rotary Club Padrinho na região de seu domicílio, sendo esta uma exigência para sua confirmação como candidato, além do preenchimento integral de todos os campos do formulário disponível no site.

A partir daí, o candidato deverá acompanhar a divulgação do resultado da avaliação pela Comissão do Programa, que será publicada no site até o dia 25 de agosto subsequente.

Caso seja Qualificado no processo seletivo, o candidato deverá proceder à sua Inscrição Oficial até o dia 30 de setembro e pagar a Taxa de Inscrição no valor de R$1.100,00, correspondente à primeira parcela estabelecida no Edital.

As demais taxas serão devidas somente após a divulgação do Resultado Oficial, previsto para 10 de novembro de cada ano, e obedecerão ao cronograma definido no Termo de Compromisso assinado e enviado à Comissão do Programa no ato da confirmação da sua Pré-Inscrição, ocorrida até o dia 07 de agosto.

b) Curta Duração

Existem vários tipos de Intercâmbio de curta duração. Os mais comuns são os que duram entre 6 a 8 semanas e são realizados durante o período de férias escolares do jovem.

Dependendo do país que o recebe, o jovem deverá frequentar a escola, se coincidir com período letivo. Em geral, o jovem será hospedado por uma única família selecionada pelo Rotary da localidade que o recebe. Também neste é recomendada e estimulada a reciprocidade de hospedagem, ou seja, a família que envia seu filho para participar do intercâmbio no exterior terá o compromisso de receber um jovem estrangeiro em sua casa por igual período (entre 6 e 8 semanas).

O acesso a esta modalidade do Programa não está ainda disponível no D4550, o que deverá acontecer em breve e será então devidamente detalhado.