PIJ - CARACTERÍSTIC

ROTARY YOUTH EXCHANGE PROGRAM – RYE

DISTRITO 4550

CARACTERÍSTICAS DO PIJ - PROGRAMA ROTARY DE INTERCÂMBIO DE JOVENS

O RYE - Rotary Youth Exchange Program, traduzido em português para PIJ - Programa de Intercâmbio de Jovens, tem como objetivo proporcionar a jovens estudantes uma experiência inesquecível de morar em outro país, convivendo com outros povos e vivendo uma outra cultura.

Os candidatos ao PIJ podem ser de ambos os sexos, devem estar cursando o Ensino Médio e precisam ter entre 16 a 18 anos na data de embarque para o exterior, o que se estabeleceu para efeito de qualificação dos candidatos como sendo o dia 31 de julho de cada ano.

Esses jovens necessitam demonstra um ótimo desempenho acadêmico, o que será aferido pela média escolar mínima 7,00, ter bom caráter e reputação, excelente capacidade de comunicação, habilidades linguísticas e devem ser envolvidos com atividades comunitárias nas suas regiões.

O PIJ apresenta duas modalidades principais: o intercâmbio de Longa Duração (um ano) e o de Curta Duração, que têm como características principais:

a) Longa Duração

O jovem ficará hospedado em casas de famílias selecionadas pelo Rotary durante 11 meses, sendo previsto pelo programa a troca dessas famílias a cada 4 meses, de acordo com orientação do Rotary que o recebe. O jovem, obrigatoriamente, frequentará a escola, acompanhando o período letivo do país que o receberá.

O Rotary designará para cada jovem intercambista um Host Conselor, obrigatoriamente rotariano, que o acompanhará e o assistirá durante toda sua estada.

O jovem deverá participar de todos os eventos rotários para os quais for convidado pelo seu Host Club.

É recomendada e estimulada a reciprocidade de hospedagem, ou seja, a família que envia seu filho para participar do intercâmbio no exterior terá o compromisso de receber um jovem estrangeiro em sua casa por igual período (12 meses). Esta hospedagem, preferencialmente, deverá durante à viagem do seu filho, podendo entretanto ser em momento diferente, conforme entendimentos entre a Comissão do Programa e os pais.

O jovem interessado no PIJ de Longa Duração deverá ficar atento à divulgação do Edital no site do Distrito 4550, rotary4550.org, a ser com publicado no mês de junho de cada ano, e deverá fazer a sua Pré-Inscrição no próprio site. A partir daí, o candidato deverá acompanhar o resultado da avaliação pela Comissão do Programa, o que acontecerá até o dia 15 de agosto de cada ano, com sua publicação a ser feita também no site.

Caso seja Qualificado no processo seletivo, o candidato deverá proceder à sua Inscrição Oficial e pagar a taxa de R$1.000,00 correspondente à 1ª parcela estabelecida no Edital.

As demais taxas serão pagas após a divulgação do Resultado Oficial, prevista para 30 de outubro de cada ano, obedecendo ao cronograma definido no Termo de Compromisso que deverá ser assinado e enviado à Comissão do PIJ até o dia 15 de novembro seguinte à publicação do Resultado Oficial.

b) Curta Duração

Existem vários tipos de Intercâmbio de curta duração. Os mais comuns são os que duram entre 6 a 8 semanas e são realizados durante o período de férias escolares do jovem.

Dependendo do país que o recebe, o jovem deverá frequentar a escola, se coincidir com período letivo. Em geral, o jovem será hospedado por uma única família selecionada pelo Rotary da localidade que o recebe. Também neste é recomendada e estimulada a reciprocidade de hospedagem, ou seja, a família que envia seu filho para participar do intercâmbio no exterior terá o compromisso de receber um jovem estrangeiro em sua casa por igual período (entre 6 e 8 semanas).

O acesso a esta modalidade do Programa será oportunamente detalhado.